RENDA FILÉ DE ALAGOAS INSPIRA COLEÇÃO OUTONO-INVERNO DA GRIFE MANEKA

4 de outubro de 2016

Marca de estilistas alagoanas mostram peças com um trabalho artesanal primoroso feito por rendeiras de Alagoas

Lara e Laís Amorim são estilistas apaixonadas que fizeram da renda feita à mão a principal fonte de referência e inspiração para a coleção outono inverno 2017. Desenvolveram seu processo de criação ao longo dos anos, precisamente há 22 anos, quando iniciavam na moda. Em Alagoas, foram as pioneiras a resgatar a alta estima das mulheres de manequins entre 44 e 62.

Bordadeiras de várias cooperativas alagoanas receberam consultoria e qualificação de mão de obra da designer Petrucia Lopes durante o processo de elaboração da coleção. A marca incentivou uma integração que promoveu uma troca de conhecimentos entre o talento manual primitivo, a sofisticação do mundo fashion e a valorização da arte alagoana.

Para celebrar o inverno 2017, a marca Maneka, que promove uma geração de renda para mais de 200 bordadeiras do estado nesta coleção outono-inverno, apresenta sua “Rede de Nó” em uma das maiores semanas de moda do país, o Minas Trend, no período de 04 a 07 de outubro, em Belo Horizonte. Sem dúvida nenhuma, mostrará o talento e a arte de Alagoas para o mundo.

img_1630-1

Um novo tear e o futuro do filé

O desafio de Lara e Laís é apresentar a renda de filé com sua característica particular, mostrando que a trama de cada fio é única e não se repete, tal como uma assinatura, pessoal e intransferível em peças variadas: t-shirts, saias, body, vestidos, chamises e calças. Segundo elas, constituem uma forma de destacar o nome da sua coleção. Batizada de “Rede de Nó”, mostra que o filé é um tipo de bordado em linha de algodão, com uma renda de ponto mais espaçoso, preso numa grade quadriculada de fios, semelhante a uma rede de pesca. O filé de Alagoas recebeu recentemente o registro de sua identidade geográfica. Essa dupla de irmãs, além de sua apurada técnica, prova que sua grande inspiração é o amor com quem constroem sua obra-prima, admirada nacionalmente.

img_1832

A marca Maneka contou com o apoio do Sindivest Alagoas, FIEA e Sebrae Alagoas.

Deixe o seu comentário: