ÁRVORE SÍMBOLO DE ALAGOAS MARCA PARCERIA ENTRE POINTER E SEAGRI

29 de agosto de 2017

Craibeira foi primeira das mil mudas a serem plantadas no terreno da fábrica em Programa de reflorestamento

Uma craibeira foi escolhida como a primeira muda doada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) a ser plantada na fábrica de revestimentos cerâmicos Pointer, no Polo Industrial José Aprígio Vilela, na manhã desta segunda-feira (28). A árvore, símbolo do estado de Alagoas, foi escolhida para unir o Programa de Reflorestamento da Secretaria ao projeto de compensação de carbono da fábrica, que pertence ao Portobello Grupo, e que já antecipa uma nova área de convivência para seus colaboradores, à sombra de pés de ingazeira, umbu-cajá, seriguela, jaqueira, goiabeira e muitas outras.

Neste momento, foram doadas, no total, mil mudas de plantas frutíferas e nativas da Mata Atlântica, produzidas pela própria Seagri no Parque de Exposição Maria Amaral, em Batalha. Elas serão plantadas ao longo de um milhão de metros quadrados que a fábrica ocupa em Marechal Deodoro, onde o diretor-geral da Pointer, Diógenes Ghellere, e o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, realizaram o plantio da craibeira.

A Pointer é a primeira empresa a receber doações neste programa, o que, para Diógenes Ghellere, só reforça o sentimento de orgulho da empresa por estar em Alagoas. “Temos buscado ser cada vez mais participante da nossa comunidade, e não só dela, mas, também, com os órgãos ambientais, prefeitura e Governo do Estado. Desde quando chegamos aqui, do início da fábrica, buscamos conhecer a parte de artesanato, símbolos do estado e um deles é a craibeira. Então, estamos fazendo simbolicamente o plantio da primeira, mas temos várias outras para plantar. Isso reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação da natureza par a as próximas gerações”, defendeu.

O secretário Álvaro Vasconcelos, por sua vez, apontou que esta é uma nova forma de pensar a agricultura e a indústria, sob uma perspectiva diferente, de modo que as atividades sejam sustentáveis econômica e ambientalmente. “Precisamos estar unidos em torno da preservação ambiental no estado, principalmente aqui, que é um polo novo. Dentro deste programa que o governador Renan Filho tem para Alagoas, fazemos com que o negócio rural e o industrial sejam sustentáveis economicamente, para geração de emprego e renda, e contribuindo cada vez mais com o meio ambiente”, frisou o secretário.

O convênio entre Seagri e Pointer vem em um benefício mútuo. O Programa de Reflorestamento mantido pela secretaria disponibiliza mudas nativas – que podem ser da Mata Atlântica, caatinga ou Zona da Mata – para recomposição e recuperação de áreas degradadas em diversas partes do estado. Apenas nos próximos meses, está prevista a distribuição de três mil mudas a prefeituras e assentamentos da agricultura familiar. Por sua vez, a indústria de revestimentos cerâmicos tem o compromisso de realizar a compensação de carbono devida à construção e instalação de sua fábrica, motivo que impulsionou o convênio com a Seagri para obtenção das variedades adequadas.

001 - Pointer

 

 

 

Deixe o seu comentário: