FILARMÔNICA DE ALAGOAS APRESENTA O QUEBRA NOZES NO TEATRO DEODORO

Tudo Zik 0 comments

Filarmônica de Alagoas apresenta Suíte “O Quebra Nozes” nesta sexta (6/4). Obra de Tchaikovsky marca a segunda apresentação da temporada de concertos da Série Selma Brito no Teatro Deodoro

Nesta sexta (6/4), dando continuidade à temporada de música clássica em Alagoas e à Série Selma Britto, lançada mês passado, a Filarmônica de Alagoas apresenta a Suíte “O QUEBRA NOZES” de Tchaikovsky.

14453603042018_unnamed__1_

Destaque deste Concerto, “O Quebra-nozes” agrupa-se entre as obras de plena maturidade de Tchaikovsky e foi feita no ano anterior à sua morte . E streado em 18 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky, em St. Peterburg, então capital da Rússia imperial, foi um dos três balés criados pelo compositor e teve como inspiração a versão francesa de Alexandre Dumas sobre um conto fantástico do escritor alemão E. T. A. Hoffmann.  Prestando homenagem à infância e à fantasia, representa um momento de serenidade, antes do subjetivismo sombrio da derradeira Sinfonia Patética . A peça original tem duas horas e a Filarmônica de Alagoas selecionou, para este Concerto, a Suíte – que tem cerca de 30 minutos. Tchaikovsky compôs seguindo exigências precisas de Petipa – cada cena do balé era minuciosamente descrita pelo coreógrafo, compasso por compasso. Surpreendentemente, essa rigidez não perturbou o compositor, e a música flui com naturalidade impressionante.

O programa do Concerto conta ainda com a abertura da ópera “A Flauta Mágica” de  Mozart e o Concerto N. 1 em Fá menor de Weber. A série foi desenvolvida para formação de plateia, por meio da execução de um programa dedicado ao repertório sinfônico tradicional, valorizando o que temos de melhor no Estado. Para tanto, a Filarmônica conta com a presença de solistas de Alagoas, nacionais e internacionais. E neste segundo concerto da Série, a Filarmônica de Alagoas convidou o Clarinetista Cláudio Gouveia, natural de Marechal Deodoro, clarinetista desde os 13 anos, professor de Clarineta, Saxofone e teoria e percepção musical. Junto à Orquestra também estará a Pianista Selma Britto – Musicista alagoana que dá nome à Série.

O objetivo é apresentar ao público alagoano obras consagradas, outras inéditas e, sobretudo, fomentar a música de Concerto, proporcionando à sociedade maior contato com essa arte tão sublime e fascinante. Com o apoio da Diretoria do Teatro de Alagoas (DITEAL), os Concertos terão duração de aproximadamente 90 minutos e serão realizados de março a dezembro de 2018 no palco mais tradicional do Estado de Alagoas, o Teatro Deodoro, sempre nas primeiras sextas-feiras de cada mês, às 20h.

Zenita Almeida

Author Zenita Almeida

Sou Zenita Almeida, alagoana de Maceió. Mesmo com três graduações, optei pelo jornalismo por formação. Gosto de bons filmes, bons livros, arte, antiguidades, viagens e minha paixão é escrever, até já publiquei dois livros. A partir de agora, vamos ficar coladinhos acompanhando minhas dicas de moda, maquilagem, decoração, beleza, celebridades, saúde, gastronomia, família, e tudo que se refere ao universo feminino. Sintam-se a vontade para opinar.

View Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *