HOSPITAL VIDA REALIZA O PRIMEIRO TRANSPLANTE RENAL

Tudo Zik 0 comments

Com um moderno centro cirúrgico, tecnologia de ponta e uma equipe altamente capacitada, o serviço médico-hospitalar visa ser referência regional nesse procedimento.

O primeiro transplante de rim intervivos foi realizado em dezembro de 2017, no Hospital Vida. Uma equipe competente e atualizada, nas técnicas deste procedimento, composta por cirurgião vascular, cirurgião geral, nefrologista e Urologista, além de anestesistas, instrumentadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, realizou o referido procedimento e obteve resultado satisfatório. Um paciente de 28 anos que fazia sessões de hemodiálise, desde 2013, recebeu o rim doado por sua mãe.

Após cinco anos de preparação, o Hospital Vida foi credenciado pela Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT) e peloSistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde, que coordena as atividades para a realização de cirurgias intervivos, e de doador falecido, além de ser autorizado como captador de órgãos sólidos e de tecidos, e de partes do corpo humano, de acordo com decreto presidencial nº. 9.175, de 18 de outubro de 2017, que regula a Lei nº. 9.434/1997, que trata do tema.

Uma das novidades do centro cirúrgico é a interligação das duas salas para realização das cirurgias de transplante, simultaneamente, com doador e receptor, além de uma UTI totalmente equipada com o que há de mais moderno em equipamentos de tecnologia avançada, e equipes médica e multidisciplinar, capacitadas para um atendimento humanizado.

Após o sucesso da primeira cirurgia, o Hospital Vida está pronto para o atendimento regular. O Serviço de Transplante do hospital é coordenado pelo médico Erick Acerb Barbosa — doutor em nefrologia –, capacitado durante 4 anos em hospital de referência em São Paulo. Segundo o coordenador, a intenção do hospital é tornar-se referência no Nordeste, região carente desse tipo de procedimento. “Agora, o paciente não precisa se deslocar para outra região do país para realizar o transplante de rim ou de outro órgão. Com a capacidade técnica do Hospital Vida, a meta é reduzir o número de pessoas na espera por esse procedimento”, comenta o doutor Erick Acerb Barbosa.

Dr. Erick Acerb Barbosa_Foto-Hugo Taques_DSC7933

Dr. Erick Acerb Barbosa – Foto Hugo Taques

 

Zenita Almeida

Author Zenita Almeida

Sou Zenita Almeida, alagoana de Maceió. Mesmo com três graduações, optei pelo jornalismo por formação. Gosto de bons filmes, bons livros, arte, antiguidades, viagens e minha paixão é escrever, até já publiquei dois livros. A partir de agora, vamos ficar coladinhos acompanhando minhas dicas de moda, maquilagem, decoração, beleza, celebridades, saúde, gastronomia, família, e tudo que se refere ao universo feminino. Sintam-se a vontade para opinar.

View Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *