RENDA FILÉ DE ALAGOAS INSPIRA COLEÇÃO OUTONO-INVERNO DA GRIFE MANEKA

News Zik 0 comments

Marca de estilistas alagoanas mostram peças com um trabalho artesanal primoroso feito por rendeiras de Alagoas

Lara e Laís Amorim são estilistas apaixonadas que fizeram da renda feita à mão a principal fonte de referência e inspiração para a coleção outono inverno 2017. Desenvolveram seu processo de criação ao longo dos anos, precisamente há 22 anos, quando iniciavam na moda. Em Alagoas, foram as pioneiras a resgatar a alta estima das mulheres de manequins entre 44 e 62.

Bordadeiras de várias cooperativas alagoanas receberam consultoria e qualificação de mão de obra da designer Petrucia Lopes durante o processo de elaboração da coleção. A marca incentivou uma integração que promoveu uma troca de conhecimentos entre o talento manual primitivo, a sofisticação do mundo fashion e a valorização da arte alagoana.

Para celebrar o inverno 2017, a marca Maneka, que promove uma geração de renda para mais de 200 bordadeiras do estado nesta coleção outono-inverno, apresenta sua “Rede de Nó” em uma das maiores semanas de moda do país, o Minas Trend, no período de 04 a 07 de outubro, em Belo Horizonte. Sem dúvida nenhuma, mostrará o talento e a arte de Alagoas para o mundo.

img_1630-1

Um novo tear e o futuro do filé

O desafio de Lara e Laís é apresentar a renda de filé com sua característica particular, mostrando que a trama de cada fio é única e não se repete, tal como uma assinatura, pessoal e intransferível em peças variadas: t-shirts, saias, body, vestidos, chamises e calças. Segundo elas, constituem uma forma de destacar o nome da sua coleção. Batizada de “Rede de Nó”, mostra que o filé é um tipo de bordado em linha de algodão, com uma renda de ponto mais espaçoso, preso numa grade quadriculada de fios, semelhante a uma rede de pesca. O filé de Alagoas recebeu recentemente o registro de sua identidade geográfica. Essa dupla de irmãs, além de sua apurada técnica, prova que sua grande inspiração é o amor com quem constroem sua obra-prima, admirada nacionalmente.

img_1832

A marca Maneka contou com o apoio do Sindivest Alagoas, FIEA e Sebrae Alagoas.

Zenita Almeida

Author Zenita Almeida

Sou Zenita Almeida, alagoana de Maceió. Mesmo com três graduações, optei pelo jornalismo por formação. Gosto de bons filmes, bons livros, arte, antiguidades, viagens e minha paixão é escrever, até já publiquei dois livros. A partir de agora, vamos ficar coladinhos acompanhando minhas dicas de moda, maquilagem, decoração, beleza, celebridades, saúde, gastronomia, família, e tudo que se refere ao universo feminino. Sintam-se a vontade para opinar.

View Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *