Polêmica desde que dominou o mundo da moda nos anos 1990 e 2000, a calça com cintura baixa está aos poucos caindo no gosto das fashionistas mais uma vez. Agora, as passarelas, modelos e celebridades, como Bella Hadid e Hailey Bieber, trouxeram a trend de volta. Segundo Manuella Almeida, diretora criativa da label Litt a volta da tendência faz parte de uma onda de encantamento pelos estilos que estavam em voga, principalmente no início dos anos 2000, como bandanas, conjuntos de moletom e sobrancelhas finas.
Como adaptar a trend para 2022
A cintura baixa aparece desta vez em uma versão reeditada. Se quando você pensa no modelo, vem à mente um jeans coladíssimo, com cós extremamente baixo e um zíper super curto, esqueça. Agora, o modelo é mais folgado, como se você tivesse pegado uma calça maior do que o seu número e ajustado a cintura na altura dos ossos do quadril.
Fotos: Rag Dutra
Alfaiataria – Para um look mais despojado, invista em jeans e cargo. Mas o modelo também pode ser adaptado para produções mais formais – por que não? Uma forma é apostar nas versões em alfaiataria, inclusive com bolsos.
Recortes – Para um visual ainda mais ousado, os recortes, outra forte trend da década, também funcionam. A ideia é deixar a região do osso do quadril à mostra, com formas geométricas recortadas discretamente.
Cores – Não parece que as cores irão embora tão cedo do guarda-roupa – e nem queremos! Tons vibrantes de azul, verde, rosa e laranja invadiram os looks das fashionistas e dão um charme a mais às peças com cintura baixa.
Styling – Outro diferencial do modelo nesta década é o styling que o acompanha, compondo um visual moderno com croppeds curtíssimos ou top-sutiã, que reinou nas passarelas da temporada de primavera-verão 2022. Para completar, adicione um blazer de alfaiataria ou jaqueta oversized – o modelo puffer é uma boa pedida para um visual mais esportivo e descontraído.