Com o início do Inverno as temperaturas ficam ainda mais baixas, fazendo com que, imediatamente, a pele sinta as mudanças no clima, deixando-a mais seca e sensível. Além do vento frio ser prejudicial por conta da diminuição na transpiração corporal, é comum que os banhos sejam mais quentes, o que contribui para a remoção da oleosidade natural e causa ainda mais ressecamento e aumento do aspecto craquelado. ,Para ajudar deixar a cútis sempre saudável, alguns cuidados são necessários.
Manter a pele hidratada – O uso de cremes com a função hidratante é obrigatório para manter a pele sempre saudável em qualquer época do ano. Porém, nesse período, esse cuidado deve ser intensificado para ajudar a controlar o ressecamento causado pelas baixas temperaturas. O ideal é que o creme seja sempre parte da rotina pós banho, pois com a pele ainda úmida ocorre maior absorção do produto, aumentando o poder de hidratação.
Beber mais líquidos – Muito se fala sobre a importância da ingestão de líquidos para estimular a hidratação de dentro para fora. Isso é necessário, pois, de nada adiantará uma intensa rotina de cuidados com a pele, se o cuidado do organismo como um todo não for priorizado. Principalmente no frio é preciso ficar atento a quantidade de água ingerida.
Cuidado com a temperatura do banho – Para aumentar o calor do corpo, na temporada de frio o banho costuma ser bem mais quente que o normal. Essa prática é extremamente prejudicial à pele, que, além de ficar mais ressecada, fica mais suscetível ao aparecimento de alergias. Por isso, o banho deve em temperatura mais amena.
Realizar o uso contínuo do protetor solar – durante o Inverno, as pessoas tendem a ser menos cuidadosas com o sol por conta dos dias mais frescos. “Independentemente de o tempo estar mais aberto ou fechado, os raios solares atingem nossa pele, acelerando assim o envelhecimento precoce e aumentando a sensibilidade. Por isso, é importante passarmos protetor solar para aumentar a proteção”.
Cuidado com a alimentação – A alimentação é outro fator que influencia no aspecto da pele. Por isso, incluir alimentos com muitos nutrientes e ricos em vitamina C na dieta, automaticamente ajuda a deixar a cútis mais macia e saudável.
Utilizar os produtos certos para o cuidado com a pele – “Para finalizar, quando procuramos cremes hidratantes encontramos uma enorme variedade de opções no mercado, mas nem todos realmente hidratam a pele como prometido e isso acontece devido aos componentes presentes em cada fórmula”, explica Carlos. “Por isso, é necessário buscar por produtos que contenham pelo menos um desses ingredientes em sua composição: vitamina E, Manteiga de Karité, Óleo de Amêndoas ou Pantenol, que são ativos que ajudam a realizar uma hidratação profunda”, completa.