Escolher bem a roupa para as festas de fim de ano é crucial porque as celebrações da época não apenas marcam o encerramento de um ciclo, mas também refletem a identidade e a confiança de quem as veste. No Brasil e nos países tropicais, onde a virada do ano acontece com calor, a escolha das peças precisa levar essa característica em consideração.
Cristina Giavina-Bianchi Dabbur, Head de Estilo e Produto da Fillity, listou abaixo as principais indicações para montar looks que servirão ao desafio de estar elegante, confortável, e com peças atemporais que depois estarão registradas eternamente nas fotos e vídeos desses momentos.
1 – Vestido com estampas florais – “Opte por tecidos leves e refrescantes. “Uma dica é procurar por modelos que tenham alças ajustáveis, com nó por exemplo, e detalhes drapeados. A gola em V e as costas abertas com faixa fixa na frente para amarração traseira, proporcionam um ajuste personalizado”
Fotos: Alessandra Pinho/Karine Basilio
2 – Blusa e saia com estampa na padronagem mandala – A escolha de um tecido como georgette de viscose com textura creponada, encorpado e estruturado, garante fluidez e elegância ao caimento. “Uma modelagem ligeiramente ampla pode ser complementada pela gola em V e mangas curtas, enquanto detalhes como um nó frontal na barra adicionam um toque de estilo, que complementada pela saia mais reta, com detalhe de botões na lateral, formam o look perfeito. A estampa com padronagem de mandala traz delicadeza, enquanto o maior peso no tecido dá caimento sofisticado”.
3 – Vestido drapeado de cor sólida – O tecido drapeado garante um caimento perfeito e valoriza a silhueta de forma sofisticada, ideal para os dias quentes. “A modelagem com drapeados e franzidos, valorizada por um decote em V mais aprofundado e por alças amplas, que se cruzam nas costas, conferem um visual marcante. O detalhe como a pala na cintura, com drapeado horizontal, destaca a silhueta. A parte da saia com franzidos cria movimento e a malha traz conforto e elegância”.
4 – Estampas com temas patchwork florais – “Essa é uma forma de agregar um pouco mais de sofisticação, de maneira sutil”, revela Cristina. “Um vestido longo de modelagem evasê, confeccionado em tecido Tilly, por exemplo, proporciona leveza e fluidez ao caimento, além de conforto para uso prolongado. A estampa patchwork floral com gola arredondada, aplicação de detalhe de resina colorida e pregas franzidas, dão mais charme ao design”.
5 – Recortes sobrepostos – “Algumas peças trazem detalhes do próprio tecido que fazem a diferença, como o cinto de mesma estampa em formato de flor. Isso traz mais exclusividade ao look, que combinado com a estampa que remete às cores do pôr do sol de verão, cria o look ideal e sofisticado para as comemorações do fim do ano”