A Florita, tem o prazer de anunciar JOY IV, sua quarta coleção reforçando ainda mais seu compromisso com a sustentabilidade através de um modelo de produção ligado ao slow fashion, buscando o menor impacto ambiental possível decorrente de sua produção, a partir do uso consciente de suas matérias-primas e de sua relação com seus fornecedores e parceiros criativos.
JOY IV será introduzida aos poucos, em peças únicas durante os meses de setembro e dezembro/21. Realizados a partir da reutilização de materiais remanescentes de coleções anteriores da marca. Tendo sustentabilidade como seu maior pilar desde sua fundação, Florita centrará toda sua produção e programação deste ano no tema upcycling. A ideia de renovação – em todas as esferas de nossas vidas – será explorada não apenas na nova coleção da marca.
Realizando a ponte entre Trancoso e Paraty – cidade de onde a diretora-criativa Júlia Almeida-Bailey retirou boa parte da inspiração para a nova coleção, a partir de sua vivência do local – Foi realizado em Trancoso, um processo de (re)criação das peças, a partir do uso de pigmentos naturais em seu tingimento, empregando barbatimão, urucum, cúrcuma e casca de cebola como matérias-primas para a confecção das peças. Em Paraty – Florita trabalha com bordadeiras locais na finalização destas novas peças, que unirão a produção artesanal de ambas as cidades, pólos culturais distantes do eixo Rio-SP, onde a produção de moda costuma comumente ser fixada.